Bem versus mal: a transmutação do ethos nas cartas de um assassino confesso
Resumo
Ao revisitar a Antiga Retórica de Aristóteles, aliando-a aos pressupostos da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) e dialogando com os postulados de Meyer (2007), Reboul (1998), Amossy (2005), este trabalho objetiva analisar o processo de transmutação do ethos em duas cartas escritas por Tiago Henrique Gomes da Rocha (THGR), conhecido como o serial killer de Goiânia. Examinaram-se tais cartas, com base em um estudo qualitativo, interpretando-se os aspectos atinentes à constituição e à modificação do ethos retoricamente evidenciado. Para tanto, foram eleitas algumas questões de pesquisa, as quais intentam responder: como, por que e em vista de que ocorre essa transmutação dos diversos tipos de ethé presentes nas cartas analisadas? Em resposta, foi possível concluir que existe uma modificação entre os variados tipos de ethé apresentados, os quais podem ser resumidamente conceituados como “bem” e “mal”, que se articulam retoricamente para alcançar a persuasão desejada pelo orador.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2 ed. São Paulo: Contexto. 2005.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011 [330-326 a.C.].
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. DOI https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004.
MASSMANN, Débora Raquel Hettwer. A arte de argumentar em sala de aula. Letras, Santa Maria, v. 21, n 42, p. 363-385, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/12187/7581. Acesso em: 16 out. 2020.
MEYER, Michel. As bases da retórica. In: CARRILHO, Manuel Maria (org.). Retórica e comunicação. Tradução: Fernando Marinho. Lisboa: Edições Asa, 1994.
MEYER, Michel. A Retórica. Tradução: Marly Netto Peres. São Paulo: Ática, 2007.
PERELMAN, Chaïm. Le Champ de l’argumentation. Bruxelles: Presses Universitaires de Bruxelles, 1969.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado de argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
REBOUL, Oliver. Introdução à Retórica. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SILVA, Romildo Barros da; SANTOS, Maria Francisca Oliveira. Argumentos persuasivos do debate político televisivo brasileiro. Maceió: EDUFAL, 2019.
SOUZA, Gilton Sampaio de; COSTA, Rosa Leite da. O professor de Letras e seu discurso: a constituição do ethos de professores do ensino superior. Letra Magna. n. 10, p. 1-16, 2009. Disponível em: http://www.letramagna.com/professorletrasdiscurso.pdf . Acesso em: 18 set. 2020.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).