Resenha de “A voz do povo: uma longa história de discriminações”, de Carlos Piovezani
Resumo
A presente resenha apresenta a obra recém-publicada pelo professor Carlos Piovezani, A voz do povo: uma longa história de discriminações. O livro, como proposto em seu título, faz uma genealogia das discriminações da voz do povo, culminando na análise de alguns enunciados produzidos pela mídia a respeito da voz do candidato, presidente e ex-presidente Lula. Buscamos fazer um apanhado geral de cada parte da obra, partindo da introdução até a conclusão, objetivando localizar o leitor no conteúdo apresentado por Piovezani e o caminho percorrido. A seguir, indicamos, pontualmente, algumas de nossas observações como leitores da obra.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2009.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
PIOVEZANI, Carlos. A voz do povo: uma longa história de discriminações. Petrópolis: Vozes, 2020.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).