O ponto de vista da lógica natural
Demonstrar, provar, argumentar
Resumo
Considera-se aqui que argumentar é uma atividade discursiva endereçada a alguém com a intenção de convencê-lo(la) ou persuadi-lo(la) de algo, enquanto demonstrar é uma atividade de cálculo que não se endereça a alguém em particular. Uma argumentação apresenta dois aspectos: ela deve provar para convencer, ou seja, dirimir dúvidas que podem nascer no destinatário; e como as palavras do discurso remetem necessariamente a objetos carregados de valores emotivo-afetivos, a argumentação deve também iluminar a situação de forma positiva aos olhos do destinatário.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).