Argumentação implícita e multimodalidade em gêneros da instância midiática

Contribuições para o ensino

Palavras-chave: Argumentação, Semiolinguística, Multimodalidade, Inferenciação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal investigar os recursos linguístico-discursivos e as estratégias da argumentação presentes em gêneros multimodais da instância midiática. A metodologia da pesquisa tem caráter teórico e aplicado. Como corpus, são utilizadas uma charge, uma peça publicitária e uma capa de revista. A base teórica principal será a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau (2008; 2016), em interface com a Argumentação no Discurso, de Ruth Amossy (2011; 2018), e com os estudos acerca da multimodalidade textual (DIONISIO, 2011; ROJO, 2012; ROJO e MOURA, 2019). Por meio da pesquisa, reforça-se a ideia de que, devido ao desenvolvimento da tecnologia e ao grande acesso ao “mundo” virtual, torna-se cada vez mais necessário o letramento (ou multiletramentos) para a leitura de textos multimodais, de modo que o indivíduo possa ampliar sua capacidade de compreender/interpretar o mundo ao redor e, consequentemente, possibilitar sua plena participação social.

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Biografia do Autor

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, Universidade Federal Fluminense

Glayci é doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursou o mestrado e a graduação em Letras Português/Inglês. Atualmente, é professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da UFF. 

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Publicado
2020-12-23
Como Citar
Reis da Silva Xavier, G. K. (2020). Argumentação implícita e multimodalidade em gêneros da instância midiática. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 20(3). https://doi.org/10.47369/eidea-20-3-2945
Seção
Artigos