Operadores de contraposição na introdução das redações do ENEM

Um estudo semântico-argumentativo

Palavras-chave: Semântica argumentativa, Argumentação, Operadores de contraposição, Redação do ENEM

Resumo

Este artigo objetiva identificar e analisar o emprego dos operadores de contraposição mobilizados para formulação da tese presente na introdução de redações nota 1000 do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) dos anos 2016 e 2017, publicadas na Cartilha do Participante (2017; 2018). À luz da Semântica Argumentativa, analisou-se o comportamento semântico-argumentativo desses operadores, considerando o requisito da construção de um texto dissertativo-argumentativo avaliado na competência II, da matriz de referência do INEP/MEC, a fim de discutir de que maneira tais elementos contribuem para formulação da tese e direcionam a argumentação. O caráter metodológico do estudo em questão foi documental, de cunho descritivo-interpretativista, baseado nos postulados teóricos de Ducrot (1987; 1988), Vogt e Ducrot (1980), Koch (2011) e Silva (2015). Os resultados obtidos indicam que os operadores de contraposição são recorrentes na construção da tese das redações analisadas e contribuem para marcar o posicionamento do locutor na introdução do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleise Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Linguística pela UFPB. Graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela UEPB. Atua no Ensino Superior no curso de Letras Inglês Virtual/UFPB e Faculdade de pós-graduação em Campina Grande-PB. É professora da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística, UFPB. Publicou artigo em periódico e é autora de trabalhos científicos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas nas áreas de Semântica Argumentativa e de Linguística Aplicada.

Maria Eliane Gomes Morais, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - 2013. Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - 2017. Especialização em Linguística Aplicada - Faculdades Integradas de Patos (FIP) - 2017. Mestrado em Formação de Professor - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - 2016. Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - 2018.

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social, Habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (1997), licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires - Argentina, no ano de 2014, com financiamento pela CAPES/MEC. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal da Paraíba, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFPB). Foi coordenador dos cursos de Bacharelado Secretariado Executivo Bilíngue e de Licenciatura em Letras, da mesma instituição e também foi presidente da Sociedade Brasileira de Secretariado (SBSEC). Atualmente é o Vice-Diretor do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV da UFPB. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2009-2012). Desenvolve pesquisas na área de Semântica Argumentativa e Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, ao Secretariado e à Comunicação Social. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, linguística textual, argumentação, semântica e ensino.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instituito Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Redação no ENEM 2017 cartilha do participante. Brasília-DF. 2017.

BRASIL. Redação no ENEM 2018 cartilha do participante. Brasília-DF. 2018.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Tradução por Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes. Tradução de Le dire et le dit. 1987.

DUCROT, Oswald. Polifonia y argumentacion. Universidade del Valle - Cali. 1988.

KOCH, I. G. V. Argumentação e Linguagem. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. Jogando com as vozes do outro: argumentação na notícia jornalística. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia. Porto Alegre: Revista Letras de Hoje, v. 50. 2015.

SILVA, Marcos Antônio da. Os operadores de contraposição no gênero resumo acadêmico: perspectiva linguístico-discursiva. João Pessoa, UFPB, 2015. (Tese de Doutorado).

VOGT, Carlos; DUCROT, Oswald. De magis a mas: uma hipótese semântica. In: VOGT, Carlos. Linguagem, pragmática e ideologia. São Paulo: HUCITEC, 1980.

Publicado
2020-12-23
Como Citar
Carvalho, A., Morais, M. E., & do Nascimento, E. (2020). Operadores de contraposição na introdução das redações do ENEM. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 20(3). https://doi.org/10.47369/eidea-20-3-2910
Seção
Artigos