A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas
Resumo
Este artigo objetiva analisar a interação dos argumentos com vistas a compreender a força da argumentação presente na construção de uma reportagem sobre bullying nas escolas. O trabalho se fundamenta nos estudos de Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005), Cunha (2005), Bakhtin (2016), Amossy (2018), entre outros estudiosos. Os resultados apontam que a força dos argumentos está relacionada às teses principais e às escolhas dos argumentos de sustentação que, por sua vez, variam de acordo com o auditório a quem o orador se direciona e com o gênero textual utilizado na enunciação. Sendo assim, o objeto de estudos desta investigação se configura em uma temática importante para a argumentação, tendo em vista que não basta apenas identificar as teses defendidas, mas também cabe ao pesquisador analisar de que forma os argumentos e as teses interagem no texto para exercer a função de influenciar ou orientar o outro na conversação.
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Referências
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciado razão e emoção. Cotia: Atelié Editorial, 2005.
AMOSSY, Ruth. A argumentação no Discurso. Coordenação da tradução: Eduardo Lopes Piris e Moises Olímpio Ferreira. São Paulo: Contexto, 2018.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
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PASCAL, Ide. A arte de pensar. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a Nova Retórica. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
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