Comentário sobre “Revisitando o Triunvirato lógica/dialética/retórica”, de Ralph Johnson
Resumo
A análise de Johnson sobre o que ele chama de Visão do Triunvirato e a Distinção Tripartite que a acompanha suscita várias preocupações críticas que merecem revisão. Meu objetivo, neste comentário, é reconceptualizar a natureza de valor agregado do projeto original de Wenzel e sugerir onde pode estar sua maior utilidade.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Retórica. Prefácio e introdução de Manuel Alexandre Júnior. Tradução: e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. 3.ed. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 4.ed. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Adendo 2. In: ______. Problemas da poética de Dostoiévski. 4.ed. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GENETTE, Gérard. La rhétorique restreinte. Communications, Paris, n. 16, p. 158-171, 1970.
MOSCA Lineide Salvador. Velhas e novas retóricas: convergências e desdobramentos. In: ______ (Org.). Retóricas de ontem e de hoje. São Paulo: Humanitas, 2001.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação. A nova retórica. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
TOULMIN, Stephen E. Os usos do argumento. Tradução: Reinaldo Guarany. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
VOLÓSHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório: Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).