Uma teoria histórico-materialista da retórica

  • James Arnt Aune Texas A&M University
Palavras-chave: Retórica Crítica, Materialismo histórico, McGee, Ideologia, Hegemonia

Resumo

O objetivo deste ensaio é desenvolver uma teoria retórica da ideologia que possa fornecer um paradigma unificador para a análise da comunicação pública, da teoria retórica e da tecnologia de comunicação. Antes, irei discutir o conceito de ideologia no marxismo clássico e o papel da teoria da hegemonia de Gramsci na resolução de alguns problemas no conceito clássico. E, em seguida, irei propor um modelo de retórica concernente ao seu papel na mediação da estrutura e da ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUNE, James Arnt. Rhetoric and Marxism. Boulder: Westview Press, 1994.

AUNE, James Arnt. Selling the Free Market: The Rhetoric of Economic Correctness. New York: Guilford Press, 2001.

BELL, Daniel. The Cultural Contradictions of Capitalism. New York: Free Press, 1976.

BELLAH, Robert N.; SWIDLER, Ann; MADSEN, Richard; TIPTON, Steven M.; SULLIVAN, William M. Habits of the Heart: Individualism and Commitment in American Life. Berkeley: University of California Press, 1985.

BENNETT, William J. The De-Valuing of America: The Fight for Our Culture and Our Children. Colorado Springs: Focus on the Family, 1994.

BLACK, Edwin. The second persona. Quarterly Journal of Speech, v. 56, p. 109-119, 2009 [1970]. DOI 10.1080/00335637009382992.

BURKE, Kenneth. A Rhetoric of Motives. Berkeley: University of California Press, 1969.

CAREY, James W. Space, Time, and Communications: A Tribute to Harold Innis. In: ______ (Ed.). Communication as Culture: Essays on Media and Society. Revised edition. New York: Routledge, 2009.

DARSEY, James. The Prophetic Tradition and Radical Rhetoric in America. New York: New York University Press, 1997.

EAGLETON, Terry. The Ideology of the Aesthetic. Oxford: Basil Blackwell, 1990.

ELSTER, Jon. Making Sense of Marx. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.

GIDDENS, Anthony. Central Problems in Social Theory. Berkeley: Cambridge University Press, 1979.

GRAMSCI, Antonio. Selections from the Prison Notebooks. Translate: Quintin Hoare & Geoffrey Nowell Smith. New York: International Publishers, 1977.

HABERMAS, Jurgen. What Does Socialism Mean Today. In: BLACKBURN, Robin (Ed.). After the Fall: The Failure of Communism and the Future of Socialism. London: Verso, 1991.

HUBER, Peter. Cyberpower. Forbes, 2 dez. 1996, p. 142-147.

INNIS, Harold A. The Bias of Communication. Toronto: University of Toronto Press, 1951.

JAMESON, Fredric. Wyndham Lewis: The Modernist as Fascist. Berkeley: University of California Press, 1979.

LUCAITES, John Louis; CONDIT, Celeste Michelle. Reconstructing “equality”: Culturetypal and counter-cultural Rhetorics in the martyred black vision, Communication Monographs, n. 57, p. 5-24, 1990.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. The German Ideology. Collected Works, vol. 5. New York: International Publishers, 1975.

McGEE, Michael Calvin. Search of ‘the People’: A Rhetorical Alternative. Quarterly Journal of Speech, n. 61, v. 3, p. 235-248, 1975.

PICCONE, Paul. Italian Marxism. Berkeley: University of California Press, 1983.

POSNER, Richard. Sex and Reason. Cambridge: Harvard University Press, 1992.

WANDER, Philip. The Third Persona. An ideological turn in rhetorical theory. Central States Speech Journal, v. 35, p. 197-216, 2009 [1984].

WRIGHT, Erik Olin. Classes. London: Verso, 1985.

Publicado
2019-12-26
Como Citar
Arnt Aune, J. (2019). Uma teoria histórico-materialista da retórica. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 19(2), 185-207. https://doi.org/10.17648/eidea-19-v2-2587
Seção
Tradução