Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo

Palavras-chave: Retórica, Ethos, Design, Multimodalidade, Discurso publicitário

Resumo

Com a evolução dos discursos, um olhar multifacetado para a análise dessas composições complexas se faz necessário. Na lide com os discursos retóricos contemporâneos, que são de diversas naturezas em nossa sociedade (como livros, pinturas, filmes etc.), a multidisciplinaridade se torna a chave para as misteriosas portas da multimodalidade, tão discutida atualmente. Com base em autores do campo da Retórica, como Aristóteles (2015) e Fiorin (2014), e do Design, como Càmara (2005), Farina (2006) e Matsushita (2011), almejamos analisar a construção do ethos da personagem principal no vídeo Homecoming, da empresa do ramo de supermercados Edeka, em busca da explicação de como um texto multimodal, ou seja, composto por diversas linguagens como a imagética, musical e verbal, pode compor uma peça persuasiva quando analisada sob a ótica da Retórica.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Prefácio e Introdução: Manuel Alexandre Júnior. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015. (Coleção Grandes nomes do pensamento, 1).

CÀMARA, Sergi. O desenho animado. Tradução: Rita Silva. Revisão: José Antunes. Lisboa: Estampa, 2005.

EDEKA. Weihnachtsclip – Homecoming. 2015. (1m46s). Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V6-0kYhqoRo. Acesso em: 8 nov. 2018.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. Tradução: Luís Carlos Borges. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5.ed. São Paulo: Blucher, 2006.

FIORIN, José Luiz. Figuras de Retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa, 2011.

Publicado
2019-12-26
Como Citar
Aurélio de Brito, G., Ferreira dos Santos Junior, V., & Figueiredo, M. (2019). Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 2(19), 54-70. https://doi.org/10.17648/eidea-19-v2-2407
Seção
Artigos Inéditos