Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo
Resumo
Com a evolução dos discursos, um olhar multifacetado para a análise dessas composições complexas se faz necessário. Na lide com os discursos retóricos contemporâneos, que são de diversas naturezas em nossa sociedade (como livros, pinturas, filmes etc.), a multidisciplinaridade se torna a chave para as misteriosas portas da multimodalidade, tão discutida atualmente. Com base em autores do campo da Retórica, como Aristóteles (2015) e Fiorin (2014), e do Design, como Càmara (2005), Farina (2006) e Matsushita (2011), almejamos analisar a construção do ethos da personagem principal no vídeo Homecoming, da empresa do ramo de supermercados Edeka, em busca da explicação de como um texto multimodal, ou seja, composto por diversas linguagens como a imagética, musical e verbal, pode compor uma peça persuasiva quando analisada sob a ótica da Retórica.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Prefácio e Introdução: Manuel Alexandre Júnior. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015. (Coleção Grandes nomes do pensamento, 1).
CÀMARA, Sergi. O desenho animado. Tradução: Rita Silva. Revisão: José Antunes. Lisboa: Estampa, 2005.
EDEKA. Weihnachtsclip – Homecoming. 2015. (1m46s). Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V6-0kYhqoRo. Acesso em: 8 nov. 2018.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. Tradução: Luís Carlos Borges. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5.ed. São Paulo: Blucher, 2006.
FIORIN, José Luiz. Figuras de Retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa, 2011.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).