A Cartomante: do triângulo amoroso machadiano à trama argumentativa
Resumo
O presente estudo busca mostrar como os pressupostos da Teoria da Polifonia, de Ducrot, podem colaborar com o leitor para a compreensão do processo argumentativo que se instaura no discurso, permitindo determinadas continuações, quer do locutor, quer do alocutário, e impedindo outras. A fundamentação teórica deste estudo está alicerçada em Ducrot, idealizador e pesquisador da Semântica Argumentativa (SA) ou Teoria da Argumentação na Língua (TAL), bem como em Barbisan e Teixeira. Aplica-se, nesta investigação o método da simulação proposto por Ducrot, que consiste na observação, descrição e explicação do sentido do discurso para chegar à significação na língua. A descrição polifônica do discurso permite explicar, por exemplo, a trama de vozes presentes no discurso que evidencia a argumentação do locutor.
Downloads
Referências
ANSCOMBRE, Jean-Claude; DUCROT, Oswald. La Argumentación en la lengua. Editorial Gredos, S.A.: Madrid, 1994.
AZEVEDO, Tânia Maris. Aprendizagem da compreensão leitora: uma proposta de transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 44, n. 80, jul. 2019.
ASSIS, Machado de. A Cartomante. [S.l.], Sivadi Editorial, 2000.
BARBISAN, Leci Borges. O sentido no discurso: o olhar da Teoria da Argumentação na Língua. In: DI FANTI, Maria da Glória; BARBISAN, Leci Borges (org.). Enunciação e Discurso: tramas e sentidos. São Paulo: Contexto, 2012.
BARBISAN, Leci Borges. TEIXEIRA, Marlene. Polifonia: origem e evolução do conceito em Oswald Ducrot. Organon, Porto Alegre, v. 16, n.32/33, p. 161-180, 2002.
DUCROT, Oswald. Polifonía y argumentación: conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1990.
______. Estruturalismo e Lingüística. São Paulo: Cultrix, 1970.
______. Les mots du discours. Paris: Minuit, 1980.
______. O dizer e dito. Campinas: Pontes, 1987.
______. Prefácio. In: VOGT, Carlos. O intervalo semântico. 2.ed. São Paulo: Campinas: Ateliê Editorial; Editora da Unicamp, 2009.
______. Trajetória e legado de um filósofo da linguagem: Oswald Ducrot. Revista Investigações, v. 25, n. 2, p. 11-17, jul. 2012.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).