Argumentação e sociocognição nos discursos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Resumo
Examinamos as ocorrências de formulações linguísticas relacionadas ao objeto de discurso Língua Portuguesa com vista à participação da metáfora da personificação e do esquema LIGAÇÃO na argumentação política dos discursos oficiais dos países-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Estabelecemos interface entre os estudos acerca da sociocognição e da metáfora conceptual (LAKOFF e JOHNSON, 1980, CHILTON e LAKOFF, 2005, LAKOFF, 2009, CHARTERIS-BLACK, 2011, 2014, TURNER, 2014, VAN DIJK, 2016) e os preceitos da Nova Retórica (PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2002 [1958]). Os resultados apontam para a construção da Língua Portuguesa como objeto de acordo e de poder nos discursos da CPLP.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).