O que é argumentação prática?
Resumo
Este texto trata do conceito de argumentação prática, para cuja compreensão se quer contribuir definindo-a como raciocínio em contextos sociais orientado para escolher uma ação para resolver um problema prático. No desenvolvimento dessa definição, considero, primeiramente, o interesse da pergunta “o que é a argumentação prática?”. Segundo, exponho três respostas importantes para essa pergunta e as críticas às duas primeiras. Terceiro, acrescento uma crítica à terceira reposta e, assim, coloco o problema da definição da argumentação prática. Quarto, exponho a tese de que a argumentação prática é argumentação favorável ou contrária a uma decisão. Quinto, proponho a diferença entre a argumentação prática do agente da ação e a de seu observador, por um lado, e aponto a distinção entre a argumentação prática e o solilóquio em face de problemas práticos, por outro. Finalmente, como conclusão, refaço o percurso da progressão do texto em direção a uma definição da argumentação prática.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).