Fascismo, populismo: as utilizações contemporâneas de duas categorias políticas nas mídias
Resumo
Proponho-me – em vinte páginas, posso apenas esboçar minhas análises – a descrever e dar razão aos usos atuais de duas palavras, que retornam continuamente e que pretendem classificar e estigmatizar ao mesmo tempo, possuindo uma longa história. Duas categorias políticas que retornam nas mídias, na esfera pública e nos trabalhos de estudiosos – dos quais eu falarei brevemente. O leitor compreenderá, sem esforços, porque devo realizar essa análise de fenômenos contemporâneos voltando, necessariamente, a 1945 e até mesmo antes desse período. Minha análise concentrar-se-á na Europa e na América do Norte nos séculos XX e XXI, que formam, mais especificamente, minha área de pesquisa.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).