A imposição de reformas e a midiatização: o ensino médio no Brasil entre consensos e resistências
Resumo
Problematizando as formas como são produzidas e circulam as notícias sobre Reformas Políticas, analisaremos a Campanha da Reforma do ensino médio, feita pelo Governo Michel Temer no Brasil. A Medida Provisória (MPV) nº 746, de 2016, ao ser apresentada de forma midiática à população brasileira, desencadeou discursos que expuseram o confronto das relações de poder inscritas no corpo docente e discente, nas expectativas políticas e empresariais, nos imaginários sobre o que se deve saber. Na mídia tradicional essas relações de poder tendem à defesa de um sistema de controle disciplinar (do corpo, do tempo e da vida) regido pelo pensamento capitalista liberal, obliterando o pensamento científico, pedagógico e acadêmico.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).