O povo da web. Enunciação digital e transformação da esfera política
Resumo
A hipótese que se quer desenvolver neste artigo é a de que as transformações que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) produzem têm um tipo particular de relação entre o ator político e o cidadão de novos populismos. O que é coletivo? A quem representa? O povo da web abre caminho para esta nova esfera política. Do ponto de vista de uma sócio-semiótica, as três áreas que estruturam a semiótica produzem no ciberespaço: 1. um laço social centrado nas dimensões patêmicas; 2. o fazer prático; 3. o dever moral e simbólico. A construção e o triunfo do partido de Emmanuel Macron, La République en Marche!, a partir de seu movimento En Marche! criado em 2016, é um bom exemplo para se discutir as formas em que as NTIC incidem sobre as práticas políticas e na construção da cidadania.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).