Política, mídia e fala popular. Um porta-voz do povo na imprensa brasileira
Resumo
O artigo pretende responder às seguintes questões, com base na Análise do discurso: o que se diz na mídia brasileira sobre as falas públicas de Lula como candidato, presidente e ex-presidente? De que modo se formulam esses enunciados midiáticos? Quais são suas relações com dizeres antigos e modernos que depreciam a fala popular? Há variações ou não no tratamento dispensado pela mídia à fala pública de Lula, na medida em que seus veículos são conservadores ou progressistas? Quais são as relações entre a depreciação da fala pública popular e os estigmas atribuídos à escuta popular da fala pública? Para fazê-lo, analisamos uma série de enunciados extraídos de um corpus constituído por textos dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo e das revistas Veja e Época, publicados desde 1989 até nossos dias.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).