Entre fatos, boatos e vontades de verdades: os sentidos produzidos pela mídia na política brasileira
Resumo
Este trabalho pretende analisar enunciados que circularam na mídia brasileira entre 2006 e 2013, num breve trajeto temático de notícias envolvendo o filho do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Fábio Luís da Silva (o “Lulinha”), e também o próprio ex-presidente, numa rede de boatos sobre uma suposta sociedade ou propriedade de “Lulinha” com uma empresa de proteína animal (FRIBOI). Acionaremos as noções foucaultianas de “saber”, “verdade” e “poder”, para leitura dos enunciados midiáticos naquilo que diz respeito à produção, à circulação e, principalmente, à apropriação dos enunciados e seus efeitos de verdade, na produção dos sentidos que circularam socialmente e se marcaram como verdadeiros. Acreditamos que as reflexões de Foucault sobre discurso, saber e verdade são produtivas para a análise de questões contemporâneas, mesmo sendo acionada para o estudo de discursividades sobre as quais o filósofo não se debruçou.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).