A midiatização contemporânea do político: os discursos presidenciais nas redes sociais e a reação do cidadão argentino
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar os discursos políticos que surgem nas redes sociais do presidente argentino Mauricio Macri e as formas de constituição de um movimento cidadão que é gerado na rejeição de sua gestão. Esta campanha, que chegou às redes sociais sob a hashtag #ElFracasodeMacri, faz parte de um novo tipo de sociedade que Carlón (2015) define como uma sociedade hipermidiática contemporânea, e faz parte de uma nova fase de midiatização da política. Articularemos as conceituações da midiatização da política veroniana e europeia (COULDRY, 2014, HJARVARD, 2014, MAZZOLENI e SCHULZ, 1999, STROMBACK, 2008, VERÓN, 1983, 1986, 1998 [1995], 2001, 2013), com o ferramental do dispositivo analítico da circulação hipermidiática contemporânea (CARLÓN, 2015), que toma como ponto de partida a sócio-semiótica como campo de abordagem da dimensão significativa dos fenômenos sociais (VERÓN, 1987).Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).