Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso

Palavras-chave: Semiolinguística. Sequência Didática. Carta de leitor. Consistência argumentativa.

Resumo

À luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso e de um ensino organizado por uma Sequência Didática, apresentamos, neste estudo, uma abordagem teórico-metodológica que leva o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua sob o modo de organização argumentativo. Para tanto, relativamente à construção da Sequência Didática proposta no interior deste trabalho, nos pautamos não só nas contribuições de Charaudeau (2004) e Schneuwly e Dolz (2011), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014) e Emediato (2007) concernentes a aspectos teóricos relativos ao parâmetro consistência argumentativa. Como resultado da pesquisa empreendida em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ, comprovamos os acertos de um ensino de produção textual argumentativa baseado em uma Sequência Didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos.

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Biografia do Autor

Patricia Ferreira Neves Ribeiro, Universidade Federal Fluminense
Professora Associada do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense.
Diniz Duarte de Souza Duarte de Souza, Universidade Federal Fluminense
Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Ribeiro, P., & Souza, D. D. de S. (2018). Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 17(1), 122-140. https://doi.org/10.17648/eidea-17-2133
Seção
Artigos