Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso
Resumo
À luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso e de um ensino organizado por uma Sequência Didática, apresentamos, neste estudo, uma abordagem teórico-metodológica que leva o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua sob o modo de organização argumentativo. Para tanto, relativamente à construção da Sequência Didática proposta no interior deste trabalho, nos pautamos não só nas contribuições de Charaudeau (2004) e Schneuwly e Dolz (2011), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014) e Emediato (2007) concernentes a aspectos teóricos relativos ao parâmetro consistência argumentativa. Como resultado da pesquisa empreendida em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ, comprovamos os acertos de um ensino de produção textual argumentativa baseado em uma Sequência Didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).