O teclado das paixões em cena: Relatos Selvagens e o elo retórico-musical
Resumo
A música detém um caráter altamente envolvente. Conhecimento não tão usual como esse é o de que a música pode objetivar diversos fins argumentativo-persuasivos no que tange às áreas do discurso. Particularmente, a trilha sonora constitui um elemento muito significativo quando aliada às cenas de uma peça cinematográfica. A trilha sonora do sexto episódio de Relatos Selvagens (filme de 2014, dirigido por Damián Szifron), juntamente com as demais linguagens que a acompanham, constitui o corpus do nosso trabalho. O objetivo deste artigo é evidenciar a relação cena-trilha sonora e como tal elo atua em um discurso multimodal de forma argumentativa. Contaremos com conceitos oriundos da teoria musical (como andamento e timbre) e da Retórica (figuras e paixões aristotélicas). Esperamos, por meio de uma análise qualitativa dos dados, desvelar os sentidos criados por meio da inter-relação cena-trilha sonora e os possíveis desdobramentos no que concerne ao pathos (esfera do espectador).
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).