Estudo quase-experimental sobre argumentação em situações de dilema em diferentes condições de interação
Resumo
Este trabalho aborda a argumentação entendida como o produto do confronto de pontos de vista em um contexto de interação sociocognitiva. Propõe-se um estudo quase-experimental no qual sujeitos em duplas discutiram sobre seus argumentos com respeito a uma situação de dilema de acordo com duas modalidades: livre (sem pautas de interação) ou assistida (pelo pesquisador). Na modalidade assistida, a intervenção do pesquisador teve como objetivo reforçar a interação para melhorar a qualidade argumentativa. Foram avaliadas tanto as intervenções dos sujeitos durante as interações quanto os escritos individuais realizados após a interação. Os resultados mostram avanços nas duplas assistidas no que diz respeito às três dimensões avaliadas: estilo argumentativo, competência argumentativa e dialogicidade.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).