O tom valorativo como estratégia argumentativa no gênero comentário on-line
Resumo
Pensando a argumentação como uma tomada de posição em relação a outra posição que se realiza no contexto dialógico, o presente trabalho objetiva analisar como o tom valorativo contribui para a construção da argumentação nos comentários on-line que têm por motivação a tira em quadrinhos “Chegando a Deus”, produzida pelo designer e ilustrador Carlos Ruas. Para tanto, buscamos respaldo na Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2010, 2011, 2016; VOLOCHÍNOV, 2013) e nos estudos realizados acerca da Argumentação (FIORIN, 2017). Do ponto de vista do resultado da análise, constatamos que os sujeitos fazem uso da valoração como mecanismo de argumentação para problematizar a prática do dízimo em contextos eclesiásticos religiosos, utilizando de artifícios argumentativos, como a comparação e a autoridade para tal, postura imanente ao jogo argumentativo.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).