Estratégias de proteção da face no cenário jurídico: um estudo de caso
Resumo
Neste artigo, buscam-se descrever e analisar as estratégias discursivo-argumentativas orais empregadas por ministros da mais alta Corte brasileira no trabalho interacional de proteger suas próprias faces numa audiência pública de julgamento, transmitida pela televisão no canal específico da Justiça brasileira. Os dados de fala-em-interação foram gravados e transcritos em conformidade com o modelo de Jefferson (LODER, 2008). A partir do estudo de caso desenvolvido pelas autoras, os resultados encontrados apontaram para um movimento fundamental, qual seja, de salvar a própria face apoiado, principalmente, nas ações de dizer coisas positivas sobre o self e dizer coisas negativas sobre o outro.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).