Análise de comentários no Youtube: embates ideológicos nas respostas ao filme Cinquenta tons de cinza
Resumo
Este texto se propõe a analisar os embates ideológicos inerentes às respostas ao filme Cinquenta tons de cinza. Para tanto, é destacado um comentário e algumas réplicas coletados no canal oficial de divulgação da trilogia na plataforma Youtube. Nessas respostas, a fala dos sujeitos reverbera embates de índices valorativos da cultura contemporânea e valoram em diferentes tons as cristalizações e imagens de identidade de gênero. Para pensar nessas questões, é elencado como arcabouço teórico-metodológico a teoria do Círculo de Bakhtin e os conceitos de sujeito e ideologia, a fim de pensar em como as ideologias aparecem na fala de cada sujeito.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).