Poder e verdade na polêmica sobre o programa “Allimento para Todos”
Resumo
O presente artigo pretende explorar uma tese de Foucault (2016) segundo a qual o discurso da Verdade investe-se de um poder tal que, em nossa sociedade, invade e regula outros discursos. Para explorá-la, elegeu-se a polêmica estabelecida na mídia entre o prefeito da cidade de São Paulo, João Doria Jr., e diversos especialistas em nutrição sobre o programa “Allimento para Todos”. Foram selecionadas notícias e notas e, a partir delas, analisou-se a imbricação entre política e ciência, com base nas considerações de Foucault e Bourdieu. A análise dividiu-se em duas partes: primeiro, constatando como Doria, no campo político, valeu-se do discurso científico para legitimar seu programa; segundo, como os especialistas deslocaram a discussão do campo político para seu encontro-limite com o científico, redefinido a discussão. Concluiu-se que não apenas o discurso científico invadiu o campo político, como retirou do debate as suas características, invalidando a proposta de Doria.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).