Discurso e polêmica sobre a publicação de revistas científicas na Argentina (1960)
Resumo
Por volta de 1960, a revista argentina Ciencia e Investigación apresentou um editorial do químico Enrique Cabib que questionava as publicações científicas nacionais em função de sua qualidade limitada e escassa difusão. A proposta, rejeitada por cientistas locais de diferentes áreas, deu origem a uma controvérsia que foi publicada na revista. A fim de analisar a controvérsia, este artigo se inscreve na perspectiva discursivo-argumentativa de Ruth Amossy (2011 [2008], 2016), que entende a polêmica como um confronto de vozes que tratam de um conflito de caráter público e cujos participantes não só defendem seu ponto de vista, mas procuram assegurar sua supremacia contra seus adversários. Pode-se antecipar que a polêmica está estruturada em uma troca que expõe diferentes graus de confronto – desde o “ataque cortês” à desqualificação pessoal -; e aborda um problema que desafia o pesquisador latino-americano que busca disseminar suas descobertas.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).