Retórica do preconceito: uma análise de discursos sobre vozes marginais
Resumo
Nosso objetivo, a partir da Análise do discurso derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux, consiste em apontar sumariamente alguns sentidos diversos atribuídos à voz humana, para apresentar certos consensos e identificar os argumentos que fundamentam os discursos eufóricos e disfóricos sobre a voz humana em discursos cuja voz seja objeto. Assim, buscamos responder à seguinte questão: quais são as relações dos dizeres antigos com os dizeres modernos que depreciam as falas popular e feminina? Para tanto, analisamos recortes de textos da literatura, da filosofia, da oratória e da mídia que apontam para vozes e sobre as quais tecem comentários que são analisados e cotejados com vistas a se evidenciar estigmas e preconceitos atribuídos à voz das massas populares e aos traços vocais femininos.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).