Brasil, Pátria educadora: memória discursiva e interdiscurso na tessitura da língua de Estado
Resumo
A propaganda política utiliza técnicas de comunicação para materializar discursos partidários. O slogan é um exemplo, visto que mobiliza o funcionamento discursivo sobre as formas de governo do Estado, as ideologias partidárias, a imagem do candidato, sua principal estratégia de governo, e também representa uma vantagem em relação ao adversário político. O objetivo deste artigo é compreender, a partir da interpretação de sequências discursivas do pronunciamento de Dilma Rousseff, os modos como a memória discursiva determina a ordem do enunciável no lema “Brasil, pátria educadora”. Como arcabouço teórico-metodológico, recorre-se aos conceitos de memória discursiva e interdiscurso. Para tanto, abordam-se as características do discurso político e as especificidades da linguagem da propaganda. Os resultados indicam os efeitos de sentidos do lema, destacam o passado de uma pátria educadora para a elite e descortinam um presente fértil de ações efetivas do governo federal, apagando as contradições e apontando para um futuro prenhe de esperança na equidade social.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).