Metalinguagem como recurso argumentativo em textos religiosos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as ocorrências de recursos metalinguísticos em textos religiosos. Considerando que a argumentatividade é inerente à linguagem, defendemos que esses recursos servem de estratégia argumentativa na defesa de uma tese e estabelecem relações de identidade ou transitividade entre os fatos, conforme Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). Isso ocorre porque os autores dos textos religiosos fazem uso da metalinguagem com o objetivo de apresentar uma relação mais clara entre a expressão referida e a ideia religiosa veiculada por ele. Com isso, há uma clara identidade entre o conceito e essa ideia, o que caracteriza uma construção argumentativa importante nesses textos em que o orador pretende a adesão do auditório por meio de seu discurso. Para a análise, selecionamos textos de comentários religiosos em que a metalinguagem aparecia especialmente na forma de etimologia.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).