Por um contínuo das formas de discurso representado
Resumo
Neste trabalho, que se filia a uma perspectiva enunciativa dos estudos da linguagem, explora-se a hipótese de que as formas de discurso representado podem ser dispostas ao longo de um contínuo que estude essas formas por meio dos diversos graus de absorção da enunciação representada pela enunciação produzida. Para obter o contínuo mencionado, este trabalho se baseou no estudo de 53 sequências narrativas extraídas de oito reportagens veiculadas em revistas semanais de informação. No polo esquerdo do contínuo, o discurso direto explícito permite ao locutor delimitar a fronteira entre o discurso representado e o discurso produzido. Mais próximo desse polo, o discurso direto implícito corresponde a um segmento que traz uma fala de amplo conhecimento, mas sem identificação da instância responsável pela fala. Aproximando-se do polo direito, o discurso indireto implícito dilui mais a fronteira entre os discursos produzido e representado, permitindo apenas via contexto a identificação das vozes dos enunciadores. No polo direito, o discurso indireto explícito apaga todos os vestígios da enunciação representada, havendo apenas uma enunciação, a produzida.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).