A definição nas disputas argumentativas: o exemplo dos debates sobre a abertura do casamento aos casais do mesmo sexo
Resumo
O artigo explora as disputas argumentativas ligadas à atividade de definição da palavra “casamento”, realizada em torno da discussão do projeto de lei sobre a abertura do casamento aos casais de mesmo sexo na Assembleia Nacional em 2013. Examinamos, primeiramente, as condições de emergência da atividade definitória no âmbito do Parlamento, evidenciando uma forte tensão entre a dimensão estipulativa da definição e sua dimensão descritiva. Em seguida, analisamos as modalidades segundo as quais se exprime o conflito de definições. Finalmente, estudamos os momentos do debate em que os deputados adotam uma postura reflexiva para se interrogar sobre as relações que unem a linguagem e a realidade: o desacordo consiste em uma “simples” querela de palavras, facilmente solucionável, ou existe uma ligação íntima, indissolúvel, entre a definição que se concede às palavras e a maneira como se percebe o mundo e se age sobre ele?Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).