A biografia em sua dimensão argumentativa: o fazer-fazer
Resumo
O Estado Novo foi fértil na reprodução de textos contendo apologias ao regime e ao estadista Getúlio Vargas. Tal estratégia visava a difusão dos valores e ideais estadonovistas. Dentre esses materiais, selecionamos a biografia Getúlio Vargas para crianças, de autoria de Alfredo Barroso, com o objetivo de analisarmos a construção das imagens de Vargas e compreendermos o ideário daquela conjuntura. Ancoramo-nos na teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, que nos ajudou a compreender: as instâncias de produção do discurso; os parceiros da troca linguageira e seus estatutos; a finalidade do ato comunicativo e as circunstâncias materiais nas quais se realiza o ato linguageiro.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).