A constituição do ethos em perguntas e respostas: o caso da entrevista
Resumo
Com base no conceito retórico de ethos, buscamos, nesta pesquisa, averiguar como dois oradores de caracteres distintos engendram discursivamente uma imagem positiva de si no objetivo de corresponder às expectativas de seus respectivos auditórios. Esperamos, dessa maneira, alcançar um objetivo maior que é entender de que forma os gêneros discursivos, os propósitos comunicativos e o ethos se interrelacionam. Para isso, contamos com a teoria retórica com fundamento em Aristóteles, Eggs, Meyer e Fiorin. No que concerne ao estudo dos gêneros, auxiliam-nos Cavalcante e Marcuschi. Ademais, valemo-nos das contribuições de Figueiredo no tocante à prosódia. Como corpus, selecionamos uma entrevista concedida por Padre Fábio de Melo a Danilo Gentili, que foi analisada de forma qualitativa. Os resultados demonstram que, na interrelação entre gênero discursivo, propósito comunicativo e ethos, o propósito comunicativo atua como protagonista, exercendo papel coercitivo sobre os gêneros nos quais o ethos se manifesta.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).