A construção da argumentação no resumo acadêmico a partir da utilização dos operadores de contraposição
Resumo
Este estudo analisa a polifonia de enunciadores, bem como os operadores argumentativos de contraposição, em resumos acadêmicos que fazem parte de um projeto “guarda-chuva” maior. Para tal empreendimento, lançamos mão da Teoria da Argumentação na Língua proposta por Oswald Ducrot (1987, 1988) e Anscombre e Ducrot (1983, 1994). A metodologia empregada é de natureza descritiva e qualitativa, tendo em vista que estamos atentos ao funcionamento desses operadores tanto como elementos coesivos quanto pelo fato de serem utilizados como uma estratégia argumentativa, orientando os enunciados para determinadas conclusões. A análise realizada no corpus, constituído de cinco resumos acadêmicos, constatou que se trata de um gênero discursivo que apresenta como principal estratégia argumentativa a polifonia de enunciadores, em que os operadores de contraposição analisados não funcionam apenas como elementos de ligação de palavras e orações, mas também ativam pontos de vista diferentes, corroborando para o leitor perceber o posicionamento do locutor responsável pelo texto.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).