A retórica de Trump apoiada pela metáfora da moralidade
Resumo
Neste trabalho, objetivamos analisar o discurso de Donald Trump na ocasião do lançamento de sua candidatura à presidência dos E.U.A. e apontar elementos linguístico-cognitivos que ajudaram a elaborar sua credibilidade e identificar quais as metáforas de moralidade que estavam subjacentes à linguagem utilizada e que favoreceram sua campanha política. Baseamo-nos no Sistema da Metáfora Moral (LAKOFF; JOHNSON, 1999) para detectar elementos metafóricos que ajudaram na construção de argumentos favoráveis a Trump. Concluímos que o Sistema da Metáfora Moral, que define parte dos conceitos morais dos ocidentais, permeia a linguagem política e subjaz aos principais argumentos utilizados por Trump em seu discurso.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).