Transgressividade nos aspectos normativos recíprocos da expressão “só que não”
Resumo
Este trabalho analisa a expressão “Só que não”, presente nas gírias que circulam pelas redes sociais. O objetivo desse estudo é identificar o humor a partir da postura do locutor mediante os pontos de vista levantados pela análise argumentativa. A Teoria da Argumentação na Língua (ADL) e a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), desenvolvida por Ducrot (1990, 2005) e Carel (2005, 2010), compõem o aporte teórico. Procederemos à análise, partindo do princípio teórico de que as palavras não possuem valor referencial. Seu sentido só é construído a partir dos encadeamentos que possibilita ou veta a realização. O corpus deste trabalho conta com um texto disponível em redes sociais. Os procedimentos metodológicos são descritivos e bibliográficos, de abordagem qualitativa. O estudo da argumentação dos enunciados, através dos blocos semânticos, permite identificar os enunciados normativos e transgressivos recíprocos e verificar o absurdo presente nos encadeamentos argumentativos dos enunciados presumidamente humorísticos.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).