A orientação argumentativa dos modalizadores avaliativos
Resumo
Este estudo analisa a orientação argumentativa dos modalizadores avaliativos em entrevistas de seleção de emprego, adotando a concepção de argumentação como orientação discursiva, proposta por Ducrot (1988) e colaboradores, mas fundamenta-se, principalmente, nos estudos sobre a modalização discursiva, a partir de diferentes autores. Apresenta uma natureza qualitativa, de caráter descritivo e de base interpretativa. De modo mais preciso, orienta-se pelas seguintes questões: (i) que modalizadores avaliativos são usados na construção do gênero entrevista de seleção de emprego?; e (ii) como tais modalizadores avaliativos são mobilizados de modo a construir a argumentatividade nas/das entrevistas? A análise realizada no corpus, constituída por 22 entrevistas de seleção de emprego, constatou a mobilização de adjetivos, advérbios, expressões adverbiais, orações adjetivas, entre outros elementos linguísticos, funcionando como modalizadores discursivos no gênero em estudo, orientando argumentativamente os enunciados, no sentido de expressar juízos de valor ou apresentar uma justificativa a respeito do conteúdo proposicional.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).