Argumentação e imaginários na mídia religiosa
Resumo
Este trabalho discute a relação existente entre a configuração argumentativa e a formulação de imaginários sociodiscursivos a partir da análise do gênero notícia na Revista Ultimato. A análise está pautada nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, sobretudo na Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2007, 2008). Partindo da concepção de que os discursos produzidos são o resultado da articulação entre o plano linguístico e o situacional, buscamos desvelar os mecanismos argumentativos e composicionais que são acionados para “dizer” a homossexualidade. Dessa forma, a pesquisa incide sobre os procedimentos discursivos e semânticos (CHARAUDEAU, 2008) e as técnicas argumentativas (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996) utilizados por um sujeito psicossocial na encenação do seu discurso. Dessa configuração argumentativa, buscou-se apreender os imaginários sociodiscursivos construídos, a mudança de visada na divulgação das informações e a (re)configuração do gênero notícia que se apresentou como veículo substancial de um discurso normativo para o comportamento cristão.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).