Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
Resumo
Este trabalho analisa a escrita argumentativa em ensaios acadêmicos de estudantes universitários que participaram de uma disciplina curricular voltada ao desenvolvimento do pensamento reflexivo por meio da prática da argumentação em sala de aula. Entendemos argumentação como uma atividade discursiva e social que, dado à natureza dialógica/dialética dos movimentos discursivos que a constituem (sustentação de pontos de vista, avaliação e resposta a perspectivas contrárias), desenvolve o pensamento reflexivo. Os textos foram analisados, nos planos micro e macroanalíticos, sobre quatro eixos distintos. Primeiro foi verificada as características do gênero ensaio, segundo Paviani (2009); em segundo lugar, observam-se os elementos que compõem a tríade argumentativa (argumento, contra-argumento e resposta), conforme Leitão (2007, 2011); em terceiro, os tipos de argumentos dispostos em Walton (2010); em quarto, a cogência dos argumentos, segundo Govier (2010). Os resultados indicaram uma melhoria na organização da composição dos ensaios e uma melhor apropriação dos elementos da tríade argumentativa.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).