Saúde em Cuba: discurso de ódio e retomadas de discursos conservadores
Resumo
O artigo tem o propósito de identificar e investigar os discursos de ódio no Facebook através dos comentários de usuários na rede. Discurso de ódio entendido como conjunto de enunciados regulares e parcialmente estáveis que busca ferir o outro, seja por sua etnia, orientação sexual, situação econômica, entre outros predicados com viés de humilhação e/ou hostilização. A análise será feita a partir das contribuições de Guilbert (2007) e Zizek (1996) sobre a materialização da ideologia em comentários no Facebook. O trabalho sugere que os enunciados são reflexões de condições sócio-históricas anteriores, como por exemplo a Guerra Fria, no pós-guerra, e a implantação da Ditadura Militar, no Brasil, em 1964.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).