30 de setembro, dia da secretária: análise discursivo-imagético-textual de publicidade on-line da UNIMED Araraquara
Resumo
Este estudo apresenta uma análise discursivo-imagético-textual de uma publicidade on-line veiculada no Dia da Secretária – 30 de setembro – de 2011 pela “Unimed Araraquara”. Como aporte teórico-metodológico, valemo-nos da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008b). Nosso intento foi identificar os imaginários sociodiscursivos (CHARAUDEAU, 2008a; REIS, 2012) construídos acerca da profissão e do profissional da área secretarial e verificar se coadunavam ou iam de encontro aos usualmente averiguados na sociedade. Identificamos, pois, uma dualidade de imaginários: alguns, socialmente cristalizados, como no que tange ao gênero (feminino) e à não diferenciação das profissões de secretariado e secretariado executivo, foram observados; mas, por outro lado, foi curioso constatar também uma veiculação de imaginários da profissão ancorados na Lei 9261/96, relacionados aos saberes de conhecimento, tais como os concernentes à assistência e ao assessoramento a executivos, por exemplo.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).