30 de setembro, dia da secretária: análise discursivo-imagético-textual de publicidade on-line da UNIMED Araraquara

Palavras-chave: Análise do Discurso. Teoria Semiolinguística. Imaginários sociodiscursivos. Secretariado.

Resumo

Este estudo apresenta uma análise discursivo-imagético-textual de uma publicidade on-line veiculada no Dia da Secretária – 30 de setembro – de 2011 pela “Unimed Araraquara”. Como aporte teórico-metodológico, valemo-nos da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008b). Nosso intento foi identificar os imaginários sociodiscursivos (CHARAUDEAU, 2008a; REIS, 2012) construídos acerca da profissão e do profissional da área secretarial e verificar se coadunavam ou iam de encontro aos usualmente averiguados na sociedade. Identificamos, pois, uma dualidade de imaginários: alguns, socialmente cristalizados, como no que tange ao gênero (feminino) e à não diferenciação das profissões de secretariado e secretariado executivo, foram observados; mas, por outro lado, foi curioso constatar também uma veiculação de imaginários da profissão ancorados na Lei 9261/96, relacionados aos saberes de conhecimento, tais como os concernentes à assistência e ao assessoramento a executivos, por exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gonçalves Reis, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda e Mestre (título obtido em 2012) em Estudos Linguísticos - linha de pesquisa Análise do Discurso - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2004), onde é Professora Assistente II, atuando nas áreas de Análise do Discurso, Argumentação nos âmbitos acadêmico e empresarial, Secretariado Executivo, Redação Empresarial e Redação Oficial. 
Anna Clara Arcanjo Fonseca, Universidade Federal de Viçosa
Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais. É Professora Substituta do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UFV, atuando nas áreas de Redação Empresarial e Oficial, Inglês Empresarial e Argumentação nos Âmbitos Acadêmico e Empresarial.
Publicado
2017-03-12
Como Citar
Reis, A. C., & Fonseca, A. C. (2017). 30 de setembro, dia da secretária: análise discursivo-imagético-textual de publicidade on-line da UNIMED Araraquara. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 12(1), 1-17. https://doi.org/10.17648/eidea-12-1184
Seção
Artigos