Argumentação e aprendizagem escrita na escola
Resumo
A relação entre discurso e argumentação é a base para o postulado de que enunciar é argumentar, tomando como perspectiva a teoria da enunciação de Bakhtin. O diálogo é encarado como o movimento e o método de constituição dos discursos. Na direção delineada, a categoria linguagens sociais tem sido chave para considerar como argumentativo a construção composicional típica do discurso de diferentes áreas de conhecimento. As linguagens sociais são concebidas como modos de compreensão dos saberes das áreas. O objetivo é observar e discutir na produção de textos escritos por crianças em processo de alfabetização marcas da aprendizagem de diferentes argumentações dependentes da linguagem social utilizada. A perspectiva metodológica de ensino da escrita se mostra pertinente à discussão.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).