Argumentação e aprendizagem escrita na escola

Palavras-chave: Argumentação. Alfabetização. Linguagens sociais. Aprendizagem.

Resumo

A relação entre discurso e argumentação é a base para o postulado de que enunciar é argumentar, tomando como perspectiva a teoria da enunciação de Bakhtin. O diálogo é encarado como o movimento e o método de constituição dos discursos. Na direção delineada, a categoria linguagens sociais tem sido chave para considerar como argumentativo a construção composicional típica do discurso de diferentes áreas de conhecimento. As linguagens sociais são concebidas como modos de compreensão dos saberes das áreas. O objetivo é observar e discutir na produção de textos escritos por crianças em processo de alfabetização marcas da aprendizagem de diferentes argumentações dependentes da linguagem social utilizada. A perspectiva metodológica de ensino da escrita se mostra pertinente à discussão.

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Biografia do Autor

Cecília Maria Aldigueri Goulart, Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, educação e conhecimento
Publicado
2017-03-12
Como Citar
Aldigueri Goulart, C. M. (2017). Argumentação e aprendizagem escrita na escola. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 12(1), 53-63. https://doi.org/10.17648/eidea-12-1183
Seção
Artigos