O comentário metadiscursivo como estratégia argumentativa em debates eleitorais
Resumo
Neste trabalho, investigamos o papel do comentário metadiscursivo (CM) como uma estratégia argumentativa relevante, utilizada pelos adversários políticos no debate eleitoral. Com base na análise de dois debates, verificamos que, do ponto de vista da função que exercem, todos os CM atuam no processo de negociação de faces (ou trabalho de face). A partir dessa função geral, identificamos três subtipos de CM, que são aqueles com que os adversários (i) avaliam negativa ou positivamente a maneira como o interlocutor (adversário ou integrante da plateia) construiu sua intervenção, (ii) avaliam o comportamento dos candidatos ao longo do debate ou mesmo ao longo da campanha eleitoral, (iii) evidenciam ter consciência de propriedades típicas (regularidades genéricas) da interação de que participam.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).