A definição no discurso e seus usos argumentativos: o caso de “pobre” e de “pobreza”
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre um tema pouco estudado até o momento: a definição discursiva, o que convém distingui-la da definição lexicográfica. Ao tentar circunscrever a definição que se esboça na trama discursiva, o trabalho examina um corpus de imprensa que incide sobre “pobre” e “pobreza”. Após uma breve panorâmica do tratamento reservado à definição lexicográfica, que não se apresenta sem desvendar aspectos desconhecidos (desvelam-se, aqui, dimensões avaliativas, axiológicas ou afetivas que derrogam as regras postas, emitidas pelos lexicógrafos), o artigo se concentra sobre a definição examinada em sua relação intrínseca com as paráfrases e as perífrases que a ligam ao ato de nominação. A análise adota uma aproximação baseada em termos numéricos (como viver com um dólar por dia) e também uma aproximação centrada sobre a avaliação que acentua a dimensão ética e, nesses casos, confere-se à definição argumentativa um apelo à mudança e à ação.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).