A contribuição das citações ao pathos nas narrativas de imprensa
Resumo
Forma de discurso narrado, a citação se dá como um efeito de objetividade no momento em que ela constitui realmente um lugar de exploração inesperado e paradoxal do pathos. Nos artigos de imprensa sobre a batalha de Jénine (outubro de 2002), o jornalista, preocupado em preservar seu ethos de narrador fiel dos dizeres de outrem, mobiliza a citação, em discurso relatado direto e indireto, dos sobreviventes e dos combatentes do campo de refugiados. Todavia, a escolha e a disposição das citações na escritura jornalística contribuem para a montagem narrativa e constituem uma maneira fácil para o jornalista portar julgamentos avaliativos. Ademais, as citações são dadas através de uma descontextualização da situação de guerra e de suas questões. Essa omissão de informação contribui para um palavreado patético que se torna um fim em si e se substitui à informação que permite compreender o conflito.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).