O auditório heterogêneo e a construção de uma nação por meio do álbum de fotografias Fetes en Israel, 1951
Resumo
Este artigo revisita a noção de auditório heterogênea, de Perelman & Olbrechts-Tyteca, por meio de um estudo de caso: Fêtes en Israël, 1951. Embora, originalmente, de iniciativa priva, esse álbum de fotografias encontra-se profundamente imerso nos valores e nos objetivos da nação nascente, como são expressos no programa governamental de educação nacional ou na Hasbara. Logo, ele pode ser lido como um documento que tenta fazer seu auditório aderir a uma tese; contudo, sua composição é heterogênea, abarcando tanto imigrantes quanto judeus da diáspora, assim como pessoas de outra família de nações, potencialmente favorável à empreitada sionista. O propósito deste artigo é, portanto, explorar de que maneira uma comunidade imaginária do “Povo de Israel” é criada, considerando-se a combinação sofisticada de textos e de fotografias que atingem, simultaneamente, outras audiências.
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