Repensar a construção discursiva do espaço público. Bush em Massada, ou como se discute o evento no ciberespaço
Resumo
Baseado num estudo de caso, a visita do Presidente George W. Bush a Massada e ao Knesset por ocasião do sexagésimo aniversário do Estado de Israel, o presente artigo explora a construção do espaço público, divergindo do critério clássico da deliberação racional com vista ao consenso. A análise discursiva e argumentativa das analogias feitas do mito de Massada na informação e no debate on-line mostra como é construída a discussão pública em torno das notícias e, além disso, que tipo de comunicação é avançada. O modo epidíctico, baseado na efetiva comunhão, é atacado e suplantado por um modo polêmico no qual os conflitos que dilaceram a sociedade israelita são expressos. Por conseguinte, o espaço público, nos regimes democráticos, pode ser revisitado e redefinido em torno da noção de conflito e da sua gestão polêmica.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).