Ironia como recurso de linguagem: uma análise do jornal Meia-hora de notícias
Resumo
Um discurso pode ter múltiplas formas de manifestação e interpretação, a depender do contexto no qual foi produzido e dos participantes que nele es-tão inseridos. Entre as inúmeras perspectivas de pro-dução do discurso está a ironia, a qual, de modo ge-ral, pode ser compreendida como o ato de dizer algo diferente daquilo que se pretende. No presente artigo, buscamos analisar como o jornal carioca Meia Hora de Notícias, especificamente na capa da edição de número 2.147, de 2 de dezembro de 2011, lança mão da ironia como recurso de linguagem para atrair o seu público.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).