As contribuições do Círculo de Bakhtin para a compreensão do gênero discursivo Divulgação Científica
Resumo
O estudo e a pesquisa em torno dos gêne-ros discursivos tornam-se cruciais para entendermos o que e como acontece quando fazemos uso da lingua-gem na relação dialógica com o outro e com o mundo, já que são eles os responsáveis por organizar a experi-ência humana e os meios pelos quais vemos e interpre-tamos o mundo e nele agimos, atribuindo-lhe sentido. Envolvido na urgente necessidade de entender o po-der da linguagem e o conhecimento sobre ela para me-lhor exercermos nossa ação sobre o mundo e sobre o outro, por meio de processos estáveis de enunciados, o presente trabalho, orientado pela Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin, tem o propósito de propor uma re-flexão em torno de conceitos considerados fundado-res da noção de gênero discursivo, quais sejam: lín-gua, discurso, texto, dialogismo e sujeito, para, a partir disso, empreender esforços na compreensão do gêne-ro discursivo divulgação científica, alicerçados numa perspectiva dialógica, sócio-histórica e ideológica da língua(gem).Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).