Vozes medievais no sertão: o intertexto no cancioneiro elomariano
Resumo
O artigo reflete a análise sobre o diálogo entre o cancioneiro elomariano e a lírica medieval ibérica, para perceber como o poeta se apropria dos elementos que compõem o universo formal e temático da poética galego-portuguesa. Por meio de um estudo comparativo, consideramos que o texto elomariano se revela a partir da criação de imagens poéticas sofisticadas, da reescrita das cantigas de amor e amigo, através de uma releitura da tradição portuguesa, capaz de criar em seu cancioneiro um mundo místico e valorativo da linguagem e do imaginário do nordestino, através da intertextualidade.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).